A Coloproctologia é a especialidade exercida pelo coloproctologista.
É a parte da gastroenterologia direcionada aos estudos das doenças do intestino grosso e delgado, do reto e ânus.
Antes conhecida como Proctologia, a especialidade médica passou a ser melhor referida pelo termo Coloproctologia por incluir também o estudo e abordagem terapêutica das doenças do intestino grosso e Delgado.
Plicoma residual
É o excesso de pele na borda anal após crises de hemorroidas ou fissuras. Podem causar dor, coceira e dificuldade de higienização...
É o exame realizado para visualizar internamente todo o intestino grosso e o final do intestino fino. Tem o objetivo de encontrar alterações no intestino ou como forma de prevenção de câncer de intestino...
É o mesmo que prisão de ventre ou intestino preso. Ela geralmente ocorre por erros na alimentação e no estilo de vida,incluindo fatores emocionais. Uma minoria dos casos ocorrem por alguma doença especifica...
São vasos na região do anus que podem dilatar e sair da sua posição original trazendo sintomas diversos como: dor, sangramento, nodulação, sensação de peso, coceira, etc.
É um corte na região anal que ocorre por traumas locais ( fezes endurecidas, diarréias, uso de papel higiênicos) podendo ou não estar associado a um aumento da pressão da musculatura anal.
Os abscessos são infecções na região anal que levam a formação de nódulos endurecidos, dolorosos, quentes que podem drenar pus espontaneamente ou precisar de uma drenagem cirúrgica.
São verrugas na região anal causadas pelo HPV( papilomavírus humano). A transmissão ocorre por contato sexual. Existem mais de 100 tipos de vírus porém os mais comuns são os subtipos 6 e 11.
É a incapacidade de controlar a saída de fezes ou gases, causando um grande problema na qualidade de vida dos pacientes, Os sintomas podem ser leves com pequenas sujidades na roupa íntima
Home Áreas de Atuação Dúvidas Blog Contato Facebook Instagram Whatsapp Quando procurar um coloproctologista? A coloproctologia é uma especialidade que cuida de todas as doenças
A vacina foi liberada! Mas como ficam os pacientes com doença inflamatória intestinal (DII)? Sabemos que muitos desses pacientes fazem uso de medicações que alteram o sistema imune como imunossupressores e biológicos.
Não sinta vergonha ou medo de se consultar com o proctologista, mas como em qualquer outra área da saúde, o profissional nunca vai julgar ou desprezar a doença do paciente.
Já sabe quando procurar um Coloproctologista?
É comum que as pessoas procurem um gastroenterologista ou clínico geral ao se deparar com problemas no intestino, mas o proctologista é o especialista na área. As doenças no intestino, reto ou ânus que são mais frequentemente tratadas por ele são: fissuras anais; hemorroidas e incontinência anal; doença de Crohn; infecções intestinais; câncer no intestino grosso e reto; inflamações como retocolite e diverticulite; diarreias ou constipações crônicas; tumores benignos; síndrome do intestino irritável; doenças sexualmente transmissíveis no reto ou ânus.
Direitos reservados @dramarcellasousa – Desenvolvido por Mkt Digital Integrado