
Dieta Low FODMAPs, vocês querem saber o que significa e para que serve? Leia este post que preparei para você e caso tenha alguma dúvida não hesite em me chamar!
Os FODMAPs são tipos de carboidratos que, para muitas pessoas, podem ser difíceis de serem digeridos corretamente.
São carboidratos fermentáveis, presentes em vários alimentos comuns do dia a dia, e que podem estar envolvidos em diversos problemas gastrointestinais, como por exemplo Síndrome do intestino irritável (SII).
FODMAP é uma sigla em inglês que significa “oligossacarídeos, dissacarídeos, monossacarídeos e polióis fermentáveis”.
Sendo que oligossacarídeos, dissacarídeos, monossacarídeos e polióis são tipos de carboidratos e esses carboidratos são encontrados em muitas variedades de frutas, legumes e grãos.
O problema com os FODMAPs é que, ao contrário de outros carboidratos, eles não são completamente digeridos no intestino delgado.
Para que ocorra um metabolismo e absorção completa, alguns carboidratos precisam da enzima amilase para serem absorvidos, mas alguns desses carboidratos não utilizam essa enzima fazendo com que a digestão não seja feita de forma correta e por isso uma dieta LOW FODMAPs pode ser uma boa opção.
Um estudo aponta que uma dieta com restrição de FODMAPs mostrou uma taxa de sucesso de 75% no tratamento de pacientes com SII, os resultados vêm com consistência e rápidos, ou seja, se você está sofrendo com gases, distensão, refluxo, ou outros problemas gastrointestinais, remover os FODMAPs da sua alimentação pode ser uma medida poderosa para trazer alívio quase que imediato.
Não deixe de ler: Você sabe o que comer em caso de diarreia ?
Os alimentos naturais (encontrados na natureza) mais comuns que são ricos em FODMAPs incluem:
Café da manhã | 200ml de leite sem lactose + 1 tapioca com ovo mexido |
Lanche da manhã | 2 fatias de melão com 7 castanhas de caju |
Almoço | Cozido de peixe com legumes como cenoura, alho poro, batata e couve |
Lanche da tarde | Suco de abacaxi natural com banana e aveia |
Jantar | Macarrão de arroz com molho de tomate natural, carne moída refogada (pode ser a proteína de soja tambem) com salada de pepino e alface |
Buscar por um profissional da saúde quando sentir algum dos sintomas acima é de suma importância, pois cada vez mais podemos investigar as causas desses sintomas e trata-las de forma correta para cada caso especificamente.
A indicação de uso acima não substitui um acompanhamento medico ou nutricional.
Referências bibliográficas
Fodor I, Man SC, Dumitrascu DL. Low fermentable oligosaccharides, disaccharides, monosaccharides, and polyols diet in children. World J Clin Cases, 2019.
Brandt LJ, Chey WD, Foxx-Orenstein AE, Schiller LR, Schoenfeld PS, Spiegel BM, Talley NJ, Quigley EM. An evidence- based position statement on the management of irritable bowel syndrome. Am J Gastroenterol 2009
Gibson PR. History of the low FODMAP diet. J Gastroenterol Hepatol 2017
Gibson PR, Shepherd SJ. Personal view: food for thought–western lifestyle and susceptibility to Crohn’s disease. The FODMAP hypothesis. Aliment Pharmacol Ther 2005.
Contato para mais informações:
Mayara G Souza, CRN 43881
Atendimento HoloWellness / Nutricionista Energética / Coach em Mindfulness e Mindfuleating
@mayarasouzaofficial – 11 957961074
Compartilhe conhecimento! S2
Dra. Marcella Sousa CRM-SP 148489
É coloproctologista e cirurgiã pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Possui título de especialista pela associação médica brasileira e pela sociedade brasileira de coloproctologia. Atua em São Paulo desde 2015 auxiliando pacientes da rede privada e do SUS nas diversas áreas da especialidade. Tem como objetivo em seus atendimentos, além da ciência e atualização, proporcionar um ambiente com muita tranquilidade, confiança e empatia durante as consultas.
Endereço da clínica:
Av. Dr Cardoso de Melo 1666. conj. 12 – 1 andar
São Paulo – Vila Olímpia. CEP: 04548- 000
Telefone: (11) 23728235
Consulta Coloproctologista em São Paulo
Não sinta vergonha ou medo de se consultar com o proctologista, mas como em qualquer outra área da saúde, o profissional nunca vai julgar ou desprezar a doença do paciente.
Já sabe quando procurar um Coloproctologista?
É comum que as pessoas procurem um gastroenterologista ou clínico geral ao se deparar com problemas no intestino, mas o proctologista é o especialista na área. As doenças no intestino, reto ou ânus que são mais frequentemente tratadas por ele são: fissuras anais; hemorroidas e incontinência anal; doença de Crohn; infecções intestinais; câncer no intestino grosso e reto; inflamações como retocolite e diverticulite; diarreias ou constipações crônicas; tumores benignos; síndrome do intestino irritável; doenças sexualmente transmissíveis no reto ou ânus.
Direitos reservados @dramarcellasousa – Feito com ❤️️ por @ricardomenck
Atendimentos e Consultas Particulares somente em São Paulo – Canal do WhatsApp destinado para Agendamentos!