Hemorroidas são vasos na região do ânus que podem dilatar e sair da sua posição original trazendo sintomas diversos como: dor, sangramento, nodulação, sensação de peso, coceira, etc.
Os principais motivos para o aparecimento da doença hemorroidária são: constipação, gravidez, obesidade, alimentação, predisposição genética /hereditária e estilo de vida.
As hemorroidas podem ser externas, localizadas na borda do ânus e diagnosticadas com o exame físico, ou internas que são geralmente diagnosticadas com o exame da anuscopia.
Elas podem ser classificadas de acordo com os sintomas do paciente em:
A maioria das hemorroidas possuem boa resposta ao tratamento clínico com medicações, pomadas e mudanças comportamentais.
Aquelas que não respondem ao tratamento clínico podem ser tratadas com procedimentos mais invasivos como ligadura elástica ou cirurgias.
Atualmente temos diferentes técnicas cirúrgicas (tradicional aberta ou fechada, grampeamento, desarterializacao, laser) mas é sempre preciso uma avaliação médica para decidir qual técnica terá melhor resultado para cada caso.
As hemorroidas podem causar uma série de sintomas e desconforto, dependendo do tipo e da gravidade.
Os sintomas comuns de hemorroidas incluem:
Esses sintomas podem variar de pessoa para pessoa e podem piorar com determinadas atividades, como ficar sentado por longos períodos, fazer esforço durante a evacuação ou limpar-se excessivamente após a evacuação.
Se estiver apresentando algum desses sintomas, é essencial consultar um profissional de saúde para obter um diagnóstico preciso e o tratamento adequado.
Veja aqui algumas dicas para aliviar a crise de hemorroidas.
As hemorroidas podem ser classificadas em dois tipos principais:
As hemorroidas internas estão localizadas dentro do reto e não são visíveis ou sentidas, pois não têm receptores de dor.
Geralmente são indolores e podem passar despercebidas, a menos que prolapsem ou se tornem trombosadas. P
or outro lado, as hemorroidas externas estão localizadas sob a pele ao redor do ânus e podem ser sentidas e vistas.
Elas podem causar dor, coceira e sangramento e geralmente são mais incômodas do que as hemorroidas internas.
As hemorroidas internas podem ser classificadas em quatro graus, dependendo de sua gravidade.
As hemorroidas de grau 1 são pequenos inchaços dentro do reto que não são visíveis ou sentidos, mas que possuem sangramentos associados.
As hemorroidas de grau 2 são maiores e podem exteriorizar durante a evacuação ou esforços, mas se retraem espontaneamente.
As hemorroidas de grau 3 também exteriorizam durante os esforços e às evacuações, mas exigem reposicionamento manual.
As hemorroidas de grau 4 são permanentemente exteriorizadas e não podem ser reposicionadas manualmente.
A compreensão dos diferentes tipos e graus de hemorroidas pode ajudar o profissional de saúde a determinar o tratamento mais adequado para sua condição.
A trombose hemorroidária ocorre quando o sangue coagula dentro do vaso da hemorroida deixando ela endurecida e de coloração escura.
Causa bastante dor e desconforto no paciente devendo ser tratada com urgência.
Antigamente os pacientes eram todos submetidos a procedimentos invasivos de trombectomia ou hemorroidectomia.
Atualmente a preferência é pelo tratamento clinico com analgésico, pomadas, banho de assentos, principalmente após 48 horas do início dos sintomas devido bons resultados com resolução completa sem submeter o paciente aos riscos das complicações intra e pós operatórias.
Compartilhe conhecimento! S2
Dra. Marcella Sousa CRM-SP 148489
É coloproctologista e cirurgiã pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Possui título de especialista pela associação médica brasileira e pela sociedade brasileira de coloproctologia. Atua em São Paulo desde 2015 auxiliando pacientes da rede privada e do SUS nas diversas áreas da especialidade. Tem como objetivo em seus atendimentos, além da ciência e atualização, proporcionar um ambiente com muita tranquilidade, confiança e empatia durante as consultas.
Endereço da clínica:
Av. Dr Cardoso de Melo 1666. conj. 12 – 1 andar
São Paulo – Vila Olímpia. CEP: 04548- 000
Telefone: (11) 23728235
Consulta Coloproctologista em São Paulo
Não sinta vergonha ou medo de se consultar com o proctologista, mas como em qualquer outra área da saúde, o profissional nunca vai julgar ou desprezar a doença do paciente.
Já sabe quando procurar um Coloproctologista?
É comum que as pessoas procurem um gastroenterologista ou clínico geral ao se deparar com problemas no intestino, mas o proctologista é o especialista na área. As doenças no intestino, reto ou ânus que são mais frequentemente tratadas por ele são: fissuras anais; hemorroidas e incontinência anal; doença de Crohn; infecções intestinais; câncer no intestino grosso e reto; inflamações como retocolite e diverticulite; diarreias ou constipações crônicas; tumores benignos; síndrome do intestino irritável; doenças sexualmente transmissíveis no reto ou ânus.
Direitos reservados @dramarcellasousa – Feito com ❤️️ por @ricardomenck
Atendimentos e Consultas Particulares somente em São Paulo – Canal do WhatsApp destinado para Agendamentos!