Doenças Inflamatórias Intestinais, o que são?

As doenças inflamatórias intestinais são inflamações que acontecem no intestino, ainda sem causa definida, mas que sabemos que tem relação com o sistema imune, predisposição genética, alterações da flora intestinal e alterações ambientais.

As principais doenças desse grupo são a doença de Crohn e a retocolite ulcerativa.

Elas são diferenciadas de acordo com algumas características como :

  • Crohn: pode acometer qualquer segmento do trato gastrointestinal , desde a boca até o ânus. Geralmente as inflamações são salteadas com áreas do intestino normal intercaladas com áreas de intestino inflamado e acometem toda a espessura da parede do intestino sendo comum gerar fistulas e estenoses.
  • Retocolite ulcerativa: acontece somente o intestino grosso, tem uma característica de inflamação continua e ascendente que inicia sempre no reto e acomete somente a camada mais interna da parede intestinal ( mucosa).
coloproctologista-doenca-inflamatoria-intestinal

Muitas vezes as duas doenças podem iniciar o quadro com características semelhantes e depois de um tempo elas passam a se diferenciar.

Então não é incomum você receber o diagnóstico de retocolite e depois de alguns anos descobrir que você possui doença de Crohn.

Diagnóstico

O diagnóstico é baseado no conjunto de sinais e sintomas referidos pelo paciente, nos exames laboratoriais (exames de sangue e fezes), resultados de exames de imagens (tomografia, transito intestinal, ressonancia,etc) e endoscópios com biópsias. (endoscopia e colonoscopia).

Os principais sintomas são:

  • diarreia crônica,
  • dor abdominal;
  • sangramento;
  • ou muco (parece um catarro) ao evacuar;
  • fadiga;
  • perda de peso;
  • urgência para evacuar.

Essas doenças podem evoluir também com sintomas fora do intestino como nos olhos, pele, articulações, fígado, etc.

Tratamento

Apesar de ainda não existir a cura para as dii, temos uma vasta opção para tratamento e controle da doença.

É muito importante que o tratamento comece o mais rápido possível e que seja mantido sem falhas.

Com isso, conseguimos evitar grandes complicações como fístulas (perfurações do intestino), estenoses (estreitamento do intestino) e risco aumentado de câncer. 

O tratamento pode ser feito com medicações via oral , supositórios e enemas que funcionam como antinflamatórios de ação local no intestino mas também podem ser necessários o uso de imunossupressores e imunobiologicos (remédios que mudam a resposta do sistema imune).

A escolha será individualizada de acordo com o tipo da doença, grau de inflamação, estilo de vida do paciente etc.

Não existe uma “receita de bolo” única para todos os pacientes.

Em caso de doenças graves muitas vezes o tratamento cirúrgico pode ser a única opção.

Cartilha Nutrição na Doença Inflamatória Intestinal. Para baixar basta clicar no botão!

Curiosidades

As DII não são muito conhecidas pela população e portanto, em 2010, diversos grupos espalhados pelo mundo criaram o dia mundial da doença inflamatória intestinal.

Ele acontece em 19 de maio de cada ano e tem como objetivo alertar o mundo todo sobre as doenças de crohn e retocolite ulcerativa.

Como consequência foi determinado que o mês de maio inteiro seria reservado para alertar sobre as DII na campanha chamada  de Maio ROXO.

O dia mundial das doenças inflamatórias intestinais  tem o apoio de organizações como: Crohn’s and Colitis Foudation ( EUA), Crohn’s and Colitis Foudation Canada, Crohn’s and Colitis Australia, Crohn’s and Colitis UK, ABCD (Brasil) e a Federação Europeia de crohn e associações de colites ulcerativas ( EFCCA).

Cada ano é determinado um tema principal com objetivo de apoiar as pessoas portadoras dessas doenças, visto que por desconhecimento muitas pessoas não compreendem as dores e sofrimentos crônicos que os pacientes com DII corajosamente enfrentam todos os dias de suas vidas.

doenca-inflamatoria-intestinal-o-que-e

Nesse ano de 2021 o tema principal é “IBD and well-being”,ou seja , DII e bem estar.

Os principais objetivos desse ano são:

  • Iniciar um diálogo e aumentar a conscientização sobre o impacto psicológico da doença.
  • Fornecer ao público e aos prestadores de saúde a melhor compreensão das principais questões relacionadas as DII e o bem-estar.
  • Promover conversas ente provedores de saúde e outras partes interessadas para encontrar soluções que terão um impacto significativo na qualidade de vida das pessoas portadoras da doença.

Dicas para maiores pesquisas sobre as doenças inflamatórias intestinais:

www.worldibdday.org

www.gediib.org.br

www.abcd.org.br

Compartilhe conhecimento! S2

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
dra-marcella-coloproctologista-sp

Dra. Marcella Sousa
CRM-SP 148489

É coloproctologista e cirurgiã pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Possui título de especialista pela associação médica brasileira e pela sociedade brasileira de coloproctologia. Atua em São Paulo desde 2015 auxiliando pacientes da rede privada e do SUS nas diversas áreas da especialidade. Tem como objetivo em seus atendimentos, além da ciência e atualização, proporcionar um ambiente com muita tranquilidade, confiança e empatia durante as consultas.

Marcella Guilherme Carolino de Sousa - Doctoralia.com.br
Post Recentes
Enviar mensagem
Precisa de ajuda?
Olá 👋
Como podemos te ajudar?