Coceira no ânus, entenda o que pode ser!

Coceira no ânus ou prurido anal é uma queixa muito frequente no consultório!

Ela pode estar associada à algumas doenças do ânus como fissura, hemorroida, verrugas ou à doenças de pele como: alergias, irritações, infecções, psoríase, líquen, eczemas, dermatites.

Porém, 50-90% dos pacientes a causa é idiopática ( sem causa definida) e afeta 1-5% da população.

Entenda a causa da coceira no ânus

tratamento-coceira-no-anus

O evento que desencadeia os sintomas no prurido idiopático não é definido mas tem extrema relação com a persistência do chamado ciclo itch-scratch (coceira- arranhão).

A presença de resíduos de fezes na região perianal por má higiene, pelo excesso de flatus ou por alteração do ph por alguns tipos de alimentos leva a irritação da pele local gerando a coceira.

Com a arranhadura ao coçar vai haver mais lesões de pele que irão inflamar cada vez mais pela presença dos residuos de fezes.

prurido-anal-ciclo

Para quebrar esse ciclo devemos:

  • Orientar hábitos de higienização após evacuação: sempre lavar a região com água, evitar sabonetes que ressequem a pele, evitar traumas por higienização excessiva, não usar papel higiênico, secar com toalha macia ou secador de cabelo.
  • Evitar cigarro e alimentos irritativos: alcool, cafeína, condimentos picantes, chocolate, tomate e alimentos cítricus.
  • Evitar alimentos que aumentem os gases intestinais e associar probióticos.
  • Diminuir estresse e ansiedade.

Conheça alguns tipos de tratamentos

A segunda linha de tratamento seriam as pomadas de corticóide por tempo curto evitando a atrofia de pele e a piora dos sintomas.

Elas podem ser associadas com antibióticos e antifúngicos devido a frequente contaminação secundária das lesões da pele.

O uso de antihistamínicos orais, durante a noite, podem evitar coçaduras durante o sono.

O uso de cremes barreiras com óxido de zinco ajudam principalmente aqueles pacientes com alterações do hábito intestinal.

Uma terceira linha de tratamento são as pomadas de capsaicina, os imunossupressores como tacrolimus e a tatuagem anal (azul de metileno 1% + lidocaina 0.5% intradermico).

 

Conheça nosso Instagram e compartilhe conhecimento!

Dra Marcella Sousa
CRM -SP 148489
RQE: 75075

Compartilhe conhecimento! S2

Facebook
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
dra-marcella-coloproctologista-sp

Dra. Marcella Sousa CRM-SP 148489

É coloproctologista e cirurgiã pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Possui título de especialista pela associação médica brasileira e pela sociedade brasileira de coloproctologia. Atua em São Paulo desde 2015 auxiliando pacientes da rede privada e do SUS nas diversas áreas da especialidade. Tem como objetivo em seus atendimentos, além da ciência e atualização, proporcionar um ambiente com muita tranquilidade, confiança e empatia durante as consultas.

Marcella Guilherme Carolino de Sousa - Doctoralia.com.br
Post Recentes
Enviar mensagem
Agendar Consulta
Atendimentos Particulares
Olá 👋 Atendimento Particular On-line e Presencial. Agende aqui!