Proctologista é o médico responsável pela prevenção e diagnóstico de doenças que atingem o intestino grosso, reto e ânus.
A proctologia ou coloproctologia ainda é uma especialidade médica pouco conhecida.
Quando procurar um coloproctologista?
Você deve procurar um proctologista caso você tenha os seguintes sintomas:
Dentro desse grupo de doenças temos:
Todas essas doenças costumam apresentar sintomas como dor abdominal, excesso de gases, mudança da frequência e consistência das fezes.
Se você evacua menos de 2 x na semana ou se a consistência da suas fezes estão frequentemente duras ou em formato de bolinhas pode significar que a saúde do seu intestino não está muito boa e você deve procurar uma ajuda profissional
Temos a retocolite e a doença de crohn.
Elas são responsáveis principalmente por dores abdominais, perda de peso e diarreias com muco e sangue.
O paciente pode apresentar também o sintoma de tenesmo que é a sensação de vontade de evacuar o tempo todo e muitas vezes sai apenas sangue ou muco.
É a dificuldade para segurar as fezes muito frequente em mulheres idosas, pós menopausa, pacientes que tiveram múltiplos partos e partos vaginais com complicações (ex: fórceps, laceração do períneo, etc).
Ela pode estar presente em diferentes intensidades e algumas pacientes apresentam sintomas leves na forma de sujidade na calcinha mesmo lavando após a evacuação.
Tanto o câncer de cólon como o de reto são tratados pelo coloproctologista.
O diagnóstico é feito pela colonoscopia e geralmente o tratamento é cirúrgico.
É importante lembrar que o sintomas de câncer podem ser muito parecidos com outras doenças proctológicas e em caso de dor abdominal, sangramento, anemia, perda de peso e mudança do hábito intestinal você deve marcar uma consulta imediatamente para ter um diagnóstico correto.
Pacientes acima de 45 anos ou com histórico de câncer de intestino na família devem marcar uma primeira consulta com um proctologista o mais rápido possível para iniciar os exames de prevenção para o câncer de intestino.
Essa é uma confusão muito frequente.
Apesar do nome muito parecido quem cuida da próstata é o urologista.
Todos os homens com mais de 50 anos devem fazer um acompanhamento frequente.
Em caso de histórico de câncer de próstata na família ou se você for da raça negra você deve passar na primeira consulta com o urologista aos 45 anos.
A proctologia ou coloproctologia é a especialidade que cuida de diversas doenças do intestino e do ânus.
Dores abdominais, sangramento, diarreia, constipação e outros sintomas não podem ser considerados normais.
Caso você apresente qualquer sintoma você deve procurar um especialista imediatamente.
Sou a Dra. Marcella Sousa – Coloproctologista e atendo em São Paulo, na região da Vila Olímpia.
Conheça minha página no Instagram.
Dúvidas me chame no WhatsApp!
Compartilhe conhecimento! S2
Dra. Marcella Sousa CRM-SP 148489
É coloproctologista e cirurgiã pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Possui título de especialista pela associação médica brasileira e pela sociedade brasileira de coloproctologia. Atua em São Paulo desde 2015 auxiliando pacientes da rede privada e do SUS nas diversas áreas da especialidade. Tem como objetivo em seus atendimentos, além da ciência e atualização, proporcionar um ambiente com muita tranquilidade, confiança e empatia durante as consultas.
Endereço da clínica:
Av. Dr Cardoso de Melo 1666. conj. 12 – 1 andar
São Paulo – Vila Olímpia. CEP: 04548- 000
Telefone: (11) 23728235
Consulta Coloproctologista em São Paulo
Não sinta vergonha ou medo de se consultar com o proctologista, mas como em qualquer outra área da saúde, o profissional nunca vai julgar ou desprezar a doença do paciente.
Já sabe quando procurar um Coloproctologista?
É comum que as pessoas procurem um gastroenterologista ou clínico geral ao se deparar com problemas no intestino, mas o proctologista é o especialista na área. As doenças no intestino, reto ou ânus que são mais frequentemente tratadas por ele são: fissuras anais; hemorroidas e incontinência anal; doença de Crohn; infecções intestinais; câncer no intestino grosso e reto; inflamações como retocolite e diverticulite; diarreias ou constipações crônicas; tumores benignos; síndrome do intestino irritável; doenças sexualmente transmissíveis no reto ou ânus.
Direitos reservados @dramarcellasousa – Feito com ❤️️ por @ricardomenck
Atendimentos e Consultas Particulares somente em São Paulo – Canal do WhatsApp destinado para Agendamentos!