Sangue nas fezes, o que pode ser e como tratar?

Sangue nas fezes é o principal motivo para os pacientes procurarem um coloproctologista.

Mesmo quem não conhecia a especialidade acaba descobrindo assim que pesquisa na internet o que poderia estar causando esse sangramento .

Já preciso deixar bem claro que nem sempre são as hemorroidas!!

Por ser a doença do ânus mais conhecida as hemorroidas acabam sendo responsabilizadas pela maioria dos sintomas da região anal. 

Mas o sangramento pode estar presente em diversas doenças.

sangue-nas-fezes-como-tratar

Doenças que podem apresentar sangramentos

Segue abaixo algumas doenças que podem apresentar sangramentos e os sintomas muitas vezes associados:

  • Hemorroida–  O sangramento vivo, as vezes em jato e sem dor são características de doença hemorroidária interna. Caso exista um caroço endurecido e doloroso na borda do ânus pode ser uma crise de hemorroida externa.
  • Fissura anal – Por se tratar de um corte que acontece nos casos de trauma local ( fezes endurecidas, diarreia, uso de papel higiênico, sexo anal, etc) o sangramento ocorre geralmente durante o ato evacuatório ou ao se limpar e vem acompanhado de dor ou ardência local.
  • Ists- As infecções sexualmente transmissíveis como sífilis, gonorreia, clamídia,etc podem inflamar o reto de uma forta intensa que começa a sangrar. O paciente pode ter também dor, sensação de vontade de evacuar o tempo todo ( tenesmo) e saída de secreção.
  • Doenças inflamatórias intestinais : Tanto a retocolite quanto a doença de Crohn quando estão localizadas no reto podem gerar sangramento, muco ( catarro), tenesmo e alteração no funcionamento do intestino.
  • Divertículos: Eles podem inflamar ou sangrar. Nesse caso o sangramento pode ser volumoso ou vir misturado nas fezes deixando elas com uma coloração preta e com  odor forte. É considerado uma urgência e você precisa procurar um pronto socorro rapidamente.
  • Câncer de intestino ou ânus- Eles precisam ser sempre descartados com uma avaliação médica através do seu histórico, sintomas e exame físico.

Como tratar esse sangramento?

Infelizmente não existe uma fórmula mágica para parar o sangramento. Você precisará passar em consulta com um proctologista para ser examinado e receber um diagnóstico e tratamento correto.

Cada doença citada acima possui um tratamento específico.

Em caso de sangramento volumoso procure imediatamente um pronto socorro.

Conclusão:

O sangramento anal não pode ser considerado normal.

Procure um proctologista para diagnóstico e tratamento correto.

Se o sangramento estiver muito volumoso e você não conseguir consulta  com o especialista, vá ao pronto socorro!

Não adie seu problema por vergonha, evite complicações graves.

Compartilhe conhecimento! S2

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
dra-marcella-coloproctologista-sp

Dra. Marcella Sousa
CRM-SP 148489

É coloproctologista e cirurgiã pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Possui título de especialista pela associação médica brasileira e pela sociedade brasileira de coloproctologia. Atua em São Paulo desde 2015 auxiliando pacientes da rede privada e do SUS nas diversas áreas da especialidade. Tem como objetivo em seus atendimentos, além da ciência e atualização, proporcionar um ambiente com muita tranquilidade, confiança e empatia durante as consultas.

Marcella Guilherme Carolino de Sousa - Doctoralia.com.br
Post Recentes
Enviar mensagem
Precisa de ajuda?
Olá 👋
Como podemos te ajudar?