Sangue nas fezes, o que pode ser e como tratar?

Sangue nas fezes é o principal motivo para os pacientes procurarem um coloproctologista.

Mesmo quem não conhecia a especialidade acaba descobrindo assim que pesquisa na internet o que poderia estar causando esse sangramento .

Já preciso deixar bem claro que nem sempre são as hemorroidas!!

Por ser a doença do ânus mais conhecida as hemorroidas acabam sendo responsabilizadas pela maioria dos sintomas da região anal.

Mas o sangramento pode estar presente em diversas doenças.

sangue-nas-fezes-como-tratar

Doenças que podem apresentar sangramentos

Segue abaixo algumas doenças que podem apresentar sangramentos e os sintomas muitas vezes associados:

  • Hemorroida– O sangramento vivo, as vezes em jato e sem dor são características de doença hemorroidária interna. Caso exista um caroço endurecido e doloroso na borda do ânus pode ser uma crise de hemorroida externa.
  • Fissura anal – Por se tratar de um corte que acontece nos casos de trauma local ( fezes endurecidas, diarreia, uso de papel higiênico, sexo anal, etc) o sangramento ocorre geralmente durante o ato evacuatório ou ao se limpar e vem acompanhado de dor ou ardência local.
  • Ists- As infecções sexualmente transmissíveis como sífilis, gonorreia, clamídia,etc podem inflamar o reto de uma forta intensa que começa a sangrar. O paciente pode ter também dor, sensação de vontade de evacuar o tempo todo ( tenesmo) e saída de secreção.
  • Doenças inflamatórias intestinais : Tanto a retocolite quanto a doença de Crohn quando estão localizadas no reto podem gerar sangramento, muco ( catarro), tenesmo e alteração no funcionamento do intestino.
  • Divertículos: Eles podem inflamar ou sangrar. Nesse caso o sangramento pode ser volumoso ou vir misturado nas fezes deixando elas com uma coloração preta e com odor forte. É considerado uma urgência e você precisa procurar um pronto socorro rapidamente.
  • Câncer de intestino ou ânus- Eles precisam ser sempre descartados com uma avaliação médica através do seu histórico, sintomas e exame físico.

Como tratar esse sangramento?

Infelizmente não existe uma fórmula mágica para parar o sangramento. Você precisará passar em consulta com um proctologista para ser examinado e receber um diagnóstico e tratamento correto.

Cada doença citada acima possui um tratamento específico.

Em caso de sangramento volumoso procure imediatamente um pronto socorro.

Conclusão:

O sangramento anal não pode ser considerado normal.

Procure um proctologista para diagnóstico e tratamento correto.

Se o sangramento estiver muito volumoso e você não conseguir consulta com o especialista, vá ao pronto socorro!

Não adie seu problema por vergonha, evite complicações graves.

Compartilhe conhecimento! S2

Facebook
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
dra-marcella-coloproctologista-sp

Dra. Marcella Sousa CRM-SP 148489

É coloproctologista e cirurgiã pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Possui título de especialista pela associação médica brasileira e pela sociedade brasileira de coloproctologia. Atua em São Paulo desde 2015 auxiliando pacientes da rede privada e do SUS nas diversas áreas da especialidade. Tem como objetivo em seus atendimentos, além da ciência e atualização, proporcionar um ambiente com muita tranquilidade, confiança e empatia durante as consultas.

Marcella Guilherme Carolino de Sousa - Doctoralia.com.br
Post Recentes
Enviar mensagem
Precisa de ajuda?
Atendimentos Particulares
Olá 👋 Atendimento Particular On-line e Presencial. Agende aqui!